Reprodução

A turista do Rio Grande do Sul, presa por suspeita de injúria racial em Salvador, publicou fotos com baianas e com Filhos de Gandhy dias antes do crime. Ela foi presa na quarta-feira (21), após falar ofensas racistas e cuspir em uma vendedora ambulante negra no Pelourinho, no centro histórico da cidade. A soltura aconteceu na sexta (23).

Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos, se apresenta nas redes sociais como criadora de conteúdo para viajantes. Ela estava em Salvador há cerca de sete dias e participou da Lavagem do Bonfim, festa popular da capital baiana com elementos do catolicismo e de religiões de matriz africana.

Na ocasião, Gisele postou fotos com um grupo de baianas. No estado, as baianas são mulheres negras que representam uma tradição cultural ligada à história, religião, comida e identidade. “O que que a baiana tem”, escreveu na postagem.

A turista também publicou uma foto com integrantes do grupo de Filhos de Gandhy. O afoxé criado em 1949, no Centro Histórico de Salvador, é um símbolo de resistência negra e prega uma mensagem de paz e de valorização da cultura afro-brasileira.

A suspeita também curtiu o show de Timbalada, banda e movimento musical de Salvador criada pelo músico Carlinhos Brown. O grupo une ancestralidade, identidade afro-baiana e inovação. G1