A iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi será sepultada no município de Nazaré das Farinhas. O enterro acontecerá nesta sexta-feira (28), às 16h, no Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos. Segundo o cunhado da iyalorixá, Isaque, o corpo já está sendo levado para o Nazaré e será velado na Prefeitura do município. Aos 93 anos, Mãe Stella faleceu na tarde desta quinta-feira (27/12), após ser internada no Hospital Incar (INCAR).

 

Mãe Stella havia sido internada outras vezes, com mal estar e intensa dor de cabeça. A ialorixá baiana estava internada no Hospital INCAR em Santo Antônio de Jesus, desde o último dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção segundo o G1. A unidade de saúde confirmou o óbito por meio de comunicado oficial, em que lamentou o falecimento.

 

“É com grande pesar que informamos que a paciente Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, devido a sepse [infecção generalizada] de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica, veio hoje a óbito às 16 horas [no horário da Bahia]”, dia a nota do hospital INCAR. O comunicado foi assinado pelos médicos José Geraldo de Souza Castelluci e Gilmar Ribeiro Silva Dias na última quinta (27).

 

“Sei que Mãe Stella estará sempre a olhar por todos. Sempre lúcida e brincalhona, disse que vai encontrar comigo nos 9 óruns (9 dimensões) e no Sol, isto é, na luz. Gratidão eterna”, desabafou a companheira da iyalorixá, Graziela Domini.