Nazaré recebe uma das festas mais tradicionais e vibrantes da Bahia, a Feira de Caxixis. A edição de 2024, que tem por tema “Retratos de uma História”, homenageia traços da cultura nazarena e grandes mestres da região. A celebração começa nesta quinta-feira (28) e segue até o próximo domingo (31) e contará com atrações musicais, atividades culturais e gastronômicas. Tradicionalmente, a Feira se consolidou como uma festa cultural após a peregrinação do oleiro Patrício até Nazaré, para a venda e exposição dos artesanatos de barro (caxixis), produzidos nas olarias de Maragogipinho, no período festivo da Semana Santa.

Desde então, a tradição iniciada por Patrício, há três séculos, ganhou notoriedade e anima o Recôncavo com sua atmosfera cultural e festiva. A Feira de Caxixis atrai turistas de todo o Brasil pelo apelo à cultura e produções artesanais locais, além de oferecer muita música e uma programação imersiva com espaços voltados para apreciação artística e degustação. O ponto forte da festa é a comercialização dos caxixis, que acontecerá no circuito que se estende da Praça Dr. Alexandre Bittencourt até a Praça Coronel José Bittencourt (Praça dos Táxis). Mais de 300 artesãos e comerciantes são esperados para colorir a cidade de Nazaré com suas produções.

Além da comercialização dos caxixis, a programação dos quatro dias de festa contará com outras atrações culturais, como o Espaço Tradição, voltado para a exposição e mostra dos processos de produção importantes para a região, a exemplo dos derivados do dendê, farinha de copioba, cachaça, os protagonistas – caxixis- e a grande novidade do ano, a roda literária que homenageará os grandes escritores nazarenos; além de atrações musicais do cenário baiano e nacional, como Tarcísio do Acordeon e Edson Gomes. Também tem valorização dos artistas da terra. Com entrada gratuita, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade para prestigiar a riqueza de culturas e tradições da Terra Morena – Nazaré/Ba –, movimentando o setor turístico e o comércio local.

Veja a entrevista completa com a prefeita Eunice Barreto, ex-prefeito Isaac Filho, secretária de Educação Isleide Embiruçu, secretário de Cultura Maghary Brodher e outros

 

 

 

“A novidade começa pelo espaço cultural onde a gente vê entretenimento, a gente vê agricultura familiar participando da festa, a gente vê os escritores de Nazaré apresentando o seu produto nas muito cultural e muito poética. Então começa essa festa hoje com muita tranquilidade e a gente vai amanhã para a parte musical, para a parte da venda do artesanato, para a parte da venda da arena onde as crianças se divertem, e onde movimenta como vocês sabem toda a cidade de Nazaré. Então Nazaré hoje não tem uma casa para alugar, Nazaré hoje não tem um hotel, uma pousada, está tudo movimentado. Já tem festas que lotam um local e a Feira de Caxixis superlota a cidade toda, onde a gente recebe os nossos amigos das cidades vizinhas, mas também pessoas que vem de outros de outro estado e até de outro país”, disse o ex-prefeito Isaac Filho que ver a festa como uma das melhores do interior da Bahia.

“A gente faz tudo com carinho, com amor, essa festa que é secular, uma festa que é para a família. Uma festa que tem todos os oleiros aí para fazer suas vendas, que venha os turistas incrementar o turismo na nossa cidade, dizer que é uma fazendo essa abertura tão importante aqui nessa, nessa agricultura familiar. A gente está muito feliz por estar proporcionando essa festa tão bonita para os nazarenos e para as pessoas que vem aqui nos visitar, prestigiar essa festa que é secular”, disse a prefeita Eunice Barreto que aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para conhecer o município.

“Realmente é uma festa grandiosa, uma festa milenar, é uma festa que já vem de muitos e muitos anos e graças a Deus agora na gestão de Eunice a coisa tem ficado de maneira grandiosa, por quê? Pela valorização a todas as pessoas, inclusive as pessoas da terra, as pessoas que trabalham, que lutam em prol do seu sustento, como vocês estão vendo tem a parte toda da agricultura familiar e isso a gente tem procurado também levar nossos alunos para conhecer um pouco dessa cultura e além disso também a prefeita sempre valorizando toda a terra morena, os artistas da terra, valorizando aqui as pessoas que trabalham, as pessoas que desempenham papel fundamental, ou seja, é valorização total e assim a gente só espera que as pessoas venham, que as pessoas gostem e que voltem nos próximos anos”, disse a secretária de Educação Isleide Embiruçu.

“O Espaço Tradição foi um projeto meu, idealizado por mim, assinado pela prefeita. Então, assim, a gente não só valoriza os Caxixis como valoriza o que nós temos, que é a agricultura familiar, os mestres que faz a farinha, a cachaça que é cana de açúcar entre outros. Então assim para mim o momento forte dessa feira não é só o espaço da tradição como a própria Feira de Caxixi que para mim já é fantástico. Estou aqui para convidar todos vocês, de todo Brasil e do mundo para vim participar da Feira de Caxixi, pois é uma festa de família, uma festa onde se tem respeito, venham participar”, disse o secretário Maghary Brodher.

Veja a programação completa da Feira de Caxixis 2024 que começa nesta quinta-feira e segue até o próximo domingo (31) em Nazaré no recôncavo baiano