alba

Durante a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, na tarde desta última quinta-feira (1º), o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), quebrou o clima sisudo da sessão solene ao brincar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), presente no ato para ler a tradicional mensagem do Executivo ao Legislativo.

O governador ganhou do parlamentar aliado o apelido de “Jerônimo gentileza”. Ao fazer elogios ao chefe do Executivo estadual, Adolfo ainda disse: “Eu acredito que, com esse discurso aqui, o governador vai me apoiar reeleição”. “Ele já confessou em meu ouvido”, emendou, provocando risadas no plenário. Vale frisar que tramita na Assembleia uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir a segunda reeleição do atual presidente ao comando da Casa.

A sessão solene, que acontece neste momento, conta com a participação de diversas autoridades, a exemplo da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, do senador Otto Alencar (PSD), da chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Norma Cavalcanti, e do sucessor dela, Pedro Maia, do vice-governador Geraldo Júnior (PSD) e outras personalidades da política, da sociedade civil e de militares.

Adolfo Menezes disse que Jerônimo tem a capacidade de agregar pessoas. “Se o seu antecessor, o grande governador Rui Costa (PT), hoje braço direito do presidente Lula, era o Correria, muitos já dizem, no bom sentido, que agora é muito pior”, discursou o presidente da Assembleia.

O deputado afirmou que o governador é o pesadelo dos assessores e secretários. “É um sofrimento até para este que vos fala, despertado pelo governador nos primeiros raios da aurora. Seu codinome já é Jerônimo gentileza, pelo sorrido permanente, pela humanidade e educação, atendendo e ouvindo a todos sem distinção”, declarou Adolfo, citando ainda versos citados pela cantora Marisa Monte: “amor é palavra que liberdade”.

Durante o discurso, o presidente do Legislativo estadual defendeu a democracia, o combate à fome, as obras estruturantes no estado, mais investimentos em pesquisa e no combate à fome. Ele destacou ações como a chegada da BYD em Camaçari e o Polo Tecnológico Aeroespacial da Bahia, fruto de uma parceria entre os governos estadual, federal e o Senai Cimatec.

“A Bahia tem feito sua parte nesse processo de reconstrução do Brasil, trabalhando com austeridade e aplicando corretamente os recursos, mantendo um alto patamar investimentos em obras e serviços essenciais como saúde, educação e segurança”, frisou.

Adolfo também destacou a parceira da Assembleia com o governo na aprovação de projetos de interesse dos baianos. “Afirmo sem medo de incorrer em erro que a Bahia contará, como sempre contou, com o empenho e dedicação desta Casa em tudo que é importante para os baianos e baianas. Todos os projetos que chegaram a esta Casa, independentemente de posições políticas, sempre os deputados estiveram ao lado da população. Vai continuar assim”, ressaltou. Política Livre