A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a bloquear celulares “piratas”, ou seja, aqueles que não têm certificação. A ação começou neste último domingo (24). A medida é nacional e, a partir de agora, engola também a Bahia. A medida faz parte do projeto Celular Legal.

No ano passado, 11 estados e o Distrito Federal já haviam começado a passar pelo bloqueio. Agora, outros 15 estados foram englobados na ação: Bahia, Amapá, Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e São Paulo.

São considerados piratas todos os aparelhos que não possuem certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do celular, adulterado ou clonado.

A identificação dos telefones móveis acontece através de um sistema informatizado da Anatel, que atua em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes identificando aparelhos irregulares em uso na rede.

Ao todo, 244.217 celulares já foram bloqueados no projeto e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a aparelhos em situação irregular até o momento.

Saiba identificar um aparelho irregular
Procure um selo da Anatel que fica no carregador e no verso da bateria. Outra forma de fazer a verificação é verificar o IMEI para saber o status do celular. Para fazer isso, é só verificar o número que aparece na caixa e o que consta no adesivo do próprio aparelho (eles precisam ser iguais). Também dá para consultar o MEI do aparelho discando *#06#. Foto: Correio