Pense no grupo de doenças responsáveis por 70% dos óbitos no mundo inteiro e que mata mais de 41 milhões de pessoas todo o ano. São as doenças crônicas não transmissíveis. No Saúde.com do Portal Infosaj/TV Recôncavo desta quinta-feira (11), nós vamos entender o que está por traz desses números. E o nosso entrevistado é o médico cardiologista Dr. Euvaldo Rosa que em entrevista ao apresentador Ney Bacelli falou a importância de combater as doenças crônicas transmissíveis.

“Elas são as principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. Quando se trata de doenças crônicas não transmissíveis, estamos falando de todos os tipos de câncer, das doenças cardiovasculares, ou seja, o AVC, infarto, aneurisma, doenças respiratórias crônicas, doenças mentais dentre outras muitas. Essas são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Há 50 ou 100 anos atrás, a principal causa de mortes eram as doenças transmissíveis como pneumonia, infecções e tuberculose. Isso tudo mudou. Hoje as principais causas de morte são as doenças crônicas não transmissíveis”, disse o médico ao abrir a entrevista.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O MÉDICO DR. EUVALDO ROSA

Ele ainda afirma que a expectativa de vida aumentou de uma forma muito significativa, especialmente nos países desenvolvidos e no Brasil, porém, as pessoas não têm conseguido ganhar uma qualidade de vida paralela. Veja a entrevista completa e fique por dentro do assunto na entrevista com Dr. Euvaldo Rosa que, atende no IAC – Instituto Avançado de Cardiologia que fica na URMEC em Santo Antônio de Jesus. Possui graduação em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pós-graduação em cardiologia com título de especialista registrado no Cremeb.