Crédito: Matheus Landim/GOVBA

Os festejos juninos na Bahia devem atrair 2 milhões de turistas e injetar R$ 2 bilhões na economia do estado, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, nesta última quinta-feira (13). Segundo ele, o Governo do Estado planejou uma extensa programação na capital e no interior para fortalecer a tradição cultural nordestina. Apenas em Salvador, no Parque de Exposições, a previsão e que o São João, que começa hoje, com apresentações gratuitas, só termine no dia 2 de julho.

“A nossa expectativa é que a Bahia receba cerca de dois milhões de turistas e tem uma movimentação de dois bilhões de reais. Esse recurso é um recurso que é investido nas pessoas que estão diretamente envolvidas com a festa, mas também na rede hoteleira, nos restaurantes, táxis, aplicativos, tudo isso que movimenta uma rede turística quando esses eventos estão acontecendo”, disse o secretário.

Bruno ainda apontou que a programação na capital baiana também está sendo ampliada para atender as pessoas que estão na cidade ou que vão chegar ao solo baiano. “Aqui em Salvador, nós também aumentamos a nossa programação, o Parque de Exposições está ganhando mais dias, também o Pelourinho com uma grande diversidade, Paripe, que é uma festa democrática, uma festa pro povo e a gente enxerga realmente que quando se apoia, quando se garante que uma festa como essa aconteça, a celebração dos Santos de Junho, Santo Antônio, São João e São Pedro, a gente está também mostrando e levando mais oportunidade de emprego e de desenvolvimento econômico por meio da cultura, da economia criativa, o que abre um novo leque de possibilidade para as pessoas que trabalham”, enfatizou.

Bruno ainda salientou a pluralidade da festa de São João por todo o estado. “Nós dizemos com muito orgulho que o maior São João do mundo acontece aqui na Bahia, porque são mais de 360 municípios com alguma festividade, seja ela pequena, no Coreto, na Praça da Cidade, até os grandes eventos. Cada município, cada localidade tem uma forma de celebrar o São João, e o Governo do Estado está presente em todas, porque não é só a festa, só as atrações, mas tem a estrutura da segurança pública, da saúde, do apoio ao turismo, da rede toda de proteção de direitos, além, é claro, dos investimentos na cultura. Então, o Governo do Estado entende o São João como um momento muito grande de celebração, como um momento da nossa tradição, mas também um momento de desenvolvimento econômico”, ressaltou o secretário. Política Livre