EC Vitória

A vida do Vitória na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro vai ser resolvida na última rodada. Ainda fora do G-8, o Rubro-Negro não depende apenas das próprias forças, mas tem o trunfo de jogar em casa a partida decisiva. Palco de títulos, acessos e jogos inesquecíveis, o Barradão pode viver mais uma noite mágica para a torcida. Vitória e Brasil de Pelotas se enfrentam neste sábado, no Barradão, a partir das 17h.

A caminho de se tornar um quarentão, o Barradão já foi palco de grandes resultados e também algumas tragédias. Mas o que entra na lista antes de mais uma partida decisiva são apenas as boas lembranças, como os três acessos já conquistados pelo Rubro-Negro no Santuário.

Em 2006, quando também estava na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória confirmou o acesso ao fazer 4 a 0 no Ferroviário. Quem foi ao Barradão naquele 19 de novembro viu um show de Leandro Domingues, responsável por três dos quatro gols rubro-negros. Quem fechou o placar foi outro nome importante da época: Índio.

Um ano depois, mais uma goleada e mais um acesso em casa. O Vitória fez 4 a 1 no CRB para confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro. Joãozinho, Apodi, Jackson e Willians Santana balançaram as redes diante de um Barradão lotado, cenário que deve se repetir neste sábado.

Em 2012, o acesso veio com mais emoção. O Rubro-Negro não conseguiu vencer o Ceará em casa na última rodada, mas o 1 a 1 no Barradão foi suficiente para o acesso. Naquele jogo, o Leão abriu o placar com William, ainda no primeiro tempo, e sofreu o empate aos 35 minutos da segunda etapa, certamente um roteiro que o torcedor não quer ver se repetir contra o Brasil de Pelotas.

Copa do Brasil de 2010

Embora não tenha terminado em título, a campanha do vice-campeoanto da Copa do Brasil de 2010 também é exemplo da força do Barradão. Naquele ano, o Rubro-Negro goleou adversários e chegou à decisão sem sequer ser vazado no Santuário. Na final, chegou a vencer o Santos de Neymar, Ganso e Robinho, mas não fez o placar necessário para ser campeão.

Barradão na Copa do Brasil 2010:

  • Vitória 4 x 0 Corinthians-AL; primeira fase
  • Vitória 5 x 0 Náutico; segunda fase
  • Vitória 4 x 0 Goiás; oitavas de final
  • Vitória 2 x 0 Vasco; quartas de final
  • Vitória 4 x 0 Atlético-GO; semifinal
  • Vitória 2 x 1 Santos; final

Apoio da torcida

O apoio da torcida rubro-negra nesta reta final da primeira fase da Série C virou uma marca. Durante os jogos no Barradão, e até no aeroporto, os altetas foram empurrados com músicas e festa. A expectativa é de recorde de público da temporada no sábado.

  • Vitória x Volta Redonda: 27.671 pagantes;
  • Vitória x ABC: 26.432 pagantes;
  • Vitória x Paysandu: 25.870 pagantes. Globoesporte