Um bebê de seis meses ficou gravemente ferido após uma bomba de gás lacrimogêneo atingir sua cabeça, no bairro de São Marcos, em Salvador. A bomba foi disparada por policiais militares que atendiam uma ocorrência no que seria uma festa de aniversário realizada na localidade Recanto São Rafael, no último domingo (27).

De acordo com o G1, a criança atingida é Agatha Sophia. A publicação soube através da mãe dela, Jessica Maciel, que a menina está internada no Hospital Geral do Estado (HGE), sem reação e com suspeita de traumatismo craniano.

Segundo a assessoria de comunicação da corporação da Polícia Militar (PM), os agentes foram afastados e apresentados ao Departamento de Promoção Social (DPS) para ter acompanhamento psicológico, já que estão abalados com a “situação lamentável” – apenas na segunda (28), eles souberam o que ocorreu com o bebê. Além disso, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para que todos sejam ouvidos e as circunstâncias que levaram ao ferimento da criança sejam apuradas.

A corporação explica que, por volta das 19h30 de domingo, a 50ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril) soube que havia uma competição de som, um “paredão”, na localidade. A denúncia também apontava que vários homens faziam uso de bebidas alcoólicas e consumo de drogas desde às 16 horas, impedindo o acesso de moradores à região.

Os agentes envolvidos na ocorrência relataram que, ao chegar no local, uma multidão cercou as guarnições e que, por isso, a única forma de “salvaguardar a integridade física dos componentes” era com o uso de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

Dessa forma, a multidão se dispersou e os dois veículos utilizados no paredão foram identificados. Quase uma hora depois que os PMs já tinham chamado o guincho, os condutores se apresentaram e foram levados até a sede da 50ª CIPM para fazer a extração dos Autos de Infração de Trânsito (Aits). Em seguida, os proprietários foram liberados.

Ao longo da noite, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) também realizou rondas na localidade, a fim de evitar que retomassem a festa. Nenhum suspeito foi detido. Foto: Reprodução / Notícias da Bahia