Foto: Rosinei Coutinho/STF

Não há uma opinião majoritária entre os brasileiros quanto à prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Ele foi detido na terça-feira (16), sob determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por ter proferido ataques aos magistrados da Corte e defendido o Ato Institucional nº 5, o de maior repressão da ditadura militar. Com isso, um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou que 49,9% dos brasileiros acreditam que Moraes agiu certo ao determinar a prisão.

Mas 42,1% dos brasileiros pensam que o ministro agiu errado. Outros 8,0% não sabem ou não opinaram sobre a questão. O instituto ouviu 2.018 pessoas, com idade a partir dos 16 anos, na quarta (17) e quinta-feira (18). As entrevistas foram feitas por telefone, com indivíduos espalhados em 188 municípios do país. Dessa forma, o grau de confiança atingido foi de 95% para uma margem de erro estimada em aproximadamente 2% para os resultados gerais.

PRISÃO DO PARLAMENTAR

Silveira teve a prisão referendada, de forma unânime, por todos os ministros do STF. O deputado bolsonarista já é investigado pela Corte nos processos sobre atos antidemocráticos e fake news. Cabe agora ao plenário da Câmara decidir se mantém ou revoga a prisão, o que deve ser definido em sessão realizada hoje. (BN)