Foto: Joá Souza/GOVBA

Ao comentar o xadrez eleitoral de 2026, durante a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na terça-feira (6), o prefeito Bruno Reis (União) deixou claro que a oposição ao governo estadual não tem pressa para definir a chapa majoritária e vai aguardar a consolidação do cenário nacional e local antes de tomar decisões.

Segundo Bruno, a estratégia do grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União) é observar como se comportará a chapa governista na Bahia e também o desfecho das articulações presidenciais. “Vamos esperar a definição do cenário nacional e do contexto local para ver quais são os melhores nomes disponíveis”, afirmou.

O prefeito confirmou que o grupo trabalha para ampliar alianças e não esconde o interesse em atrair o PSD, especialmente o senador Angelo Coronel, para a composição da chapa oposicionista. “Precisamos ir para a disputa com os melhores nomes, com gente que tenha disposição para o enfrentamento. Vamos enfrentar máquina estadual e federal”, declarou.

Bruno também ironizou a possibilidade de uma chapa “puro-sangue” do PT, formada apenas por lideranças do partido: o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que mira o Senado. Para o prefeito, esse tipo de arranjo pode favorecer a oposição. “Uma panelinha. A história mostra que esse tipo de movimento costuma cansar a população”, disse, ao lembrar disputas eleitorais passadas na Bahia.

O prefeito ressaltou que, até o momento, sua prioridade segue sendo a gestão municipal e as entregas na capital. As definições eleitorais, segundo ele, virão “no tempo certo”, após a consolidação dos cenários e das alianças possíveis. Política Livre