Foto: Reprodução / Google fotos

Dois dos quatro principais candidatos ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT), vão dar a largada hoje na campanha eleitoral visitando a Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador. A partir de hoje, os postulantes já podem fazer comícios, distribuir materiais gráficos, fazer caminhadas e divulgar propaganda na internet e em jornais.

Depois da celebração no Bonfim, ACM Neto irá participar também de uma missa na cidade de Antônio Cardoso, que fica na região de Feira de Santana. Em seguida, ele participa do primeiro ato de campanha na Princesinha do Sertão, em uma carreata pela tarde. Pela noite, o ex-prefeito soteropolitano estará em Simões Filho para um comício. Lá em tem o apoio do prefeito Dinha Tolentino (MDB.

Já o candidato do PT, depois da missa no Bonfim, fará uma caminhada até o Santuário Santa Dulce dos Pobres. Pela tarde, Jerônimo Rodrigues concederá entrevista à Rádio Salvador FM. Ele ainda gravará hoje programas para o horário eleitoral, que começa no próximo dia 26 de agosto. O comitê de campanha de Jerônimo Rodrigues será inaugurado hoje, mas ele não vai participar. O espaço vai ficar na Avenida Antonio Carlos Magalhães, próximo à estação de metrô do Detran, ao lado da concessionária Localiza.

O candidato do PL, João Roma, não terá agenda pública hoje. Pela manhã, vai conceder entrevistas a emissoras de rádio do interior. No início da tarde, dará entrevista ao Balanço Geral, da TV Itapoan. Depois, João Roma vai gravar programas para o horário político.

Já o candidato do PSOL, Kleber Rosa, vai às 13h, na igreja Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho. Logo após, o socialista fará uma caminhada Azoany em direção à São Lázaro, onde participará também do cortejo religioso e lúdico. Às 16h, Kleber Rosa sairá em caminhada com a chapa majoritária da Praça Piedade em direção à “Ocupação Carlos Marighella”, do movimento sem teto, situada na Escadaria do Couro, na praça Castro Alves.

O ministro Alexandre de Moraes, que toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a eleição é o maior momento da democracia. “Democracia existe é para garantir a todas as brasileiras e a todos os brasileiros a possibilidade de periodicamente escolher seus representantes. É para isso que existe a democracia. E a Justiça Eleitoral por sua vez existe para garantir que o exercício da democracia seja realizado de maneira segura, transparente e confiável”, declarou.

A propaganda eleitoral está liberada até 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, mas as do rádio e TV vão até o dia 30 de setembro. Todas as regras poderão ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral: tse.jus.br. Tribuna da Bahia