Foto: Matheus Lemos

O advogado do União Brasil Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral, disse que a candidata a vice-governadora pela chapa de ACM Neto (UB), Ana Coelho, ainda não foi intimada sobre os pedidos de impugnação feitos por opositores e não acredita em chance de impugnação da empresária.

“A única coisa que posso informar é que ela não foi intimada. E tudo será feito dentro do rito jurídico correto. Depois de pedido o registro [de impugnação], o juiz baixa um edital e abre cinco dias para que possa receber outros pedidos nesse sentido. Após encerrada esta etapa, ela será intimada e tem sete dias para apresentar a defesa. Então, o juiz responsável encaminha o caso ao Ministério Público, que dá o parecer”, explica Ismerim.

O advogado ainda reforçou que não enxerga possibilidade de impugnação da vice de ACM Neto. Mas explica que caso tal cenário ocorra, existe um prazo para que o candidato carlista possa escolher um nome para a vaga.

“Não acredito nessa possibilidade do indeferimento da candidatura de Ana. Mas a lei faculta substituição de candidato quando são considerados inelegíveis, até dez dias após a decisão judicial. Mas não estamos trabalhando com essa possibilidade”, acrescentou Ismerim.

A candidata a vice-governadora na chapa carlista, Ana Coelho, sofreu a segunda ação de impugnação de candidatura ontem (15). O pedido foi protocolado pelo candidato a deputado estadual bolsonarista Leandro de Jesus (PL). BNews