Foto: Jales Valquer/FramePhoto/Folhapress

O Chile goleou o Japão por 4 a 0 nesta última segunda-feira, no estádio do Morumbi, em São Paulo, pela primeira rodada do grupo C da Copa América 2019. Pulgar, Alexis Sánchez e Vargas, duas vezes, marcaram os gols da boa estreia chilena no torneio continental. Em um movimentado primeiro tempo, os japoneses começaram melhores e apostando na velocidade dos atacantes Nakajima e Kubo.

Com o passar do tempo, no entanto, os chilenos foram controlando a partida. Aos 40 minutos, Aránguiz bateu escanteio pela direita e Pulgar subiu mais que todo mundo para abrir o placar de cabeça. Ainda na etapa inicial, um recuo errado do Chile deixou Ueda na cara do gol; ele conseguiu driblar o goleiro Arias e teve a chance de empatar o jogo, mas chutou para fora.

No segundo tempo, o Chile voltou disposto a definir a vitória. Logo aos oito minutos, Vargas recebeu de Isla na entrada da área e chutou forte; a bola ainda desviou na zaga japonesa antes de entrar no ângulo de Osako. Em busca do empate, os japoneses partiram para o ataque e deixaram espaço atrás. Aos 36, Aránguiz deu outra assistência, desta vez para Sánchez marcar de cabeça.

No minuto seguinte, Vargas foi lançado e, na cara do goleiro, deu um toque de cobertura de fora da área para fechar o 4 a 0. A goleada leva o Chile para a liderança do grupo C, empatado nos critérios com o Uruguai. Na próxima rodada, chilenos enfrentam o Equador e uruguaios pegam o Japão.