O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou que os militares brasileiros vão prestar continência a qualquer presidente eleito em 2022, seja ele Lula ou qualquer outro candidato. A declaração foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta última segunda-feira (31).

A afirmação foi uma resposta a um questionamento sobre a postura de apoio da Força ao atual presidente, Jair Bolsonaro. “Lógico. Nós somos poder do Estado brasileiro. A continência é um símbolo. Quando a gente entra nas Forças Armadas, a gente aprende que ela visa a autoridade. Nós prestaremos continência a qualquer comandante supremo das Forças Armadas, sempre”, disse o comandante.

Baptista Junior é apontado como o “mais bolsonarista” no comando das Forças. No entanto, o tenente-brigadeiro-do-ar nega o título e diz não saber a motivação para a classificação. No ano passado, ele reforçou ameaças feitas por Walter Braga Netto, ministro da Defesa, aos senadores da CPI da Covid.

“Aquela nota foi apenas para que a gente firmasse a posição de que um, nós não somos lenientes com erro. Se houver algum militar errando, existe o Poder Judiciário, mecanismos de controle. Mas isso não pode transbordar para o todo”, afirmou o militar.