Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Depois de uma atuação ruim na primeira etapa que colocou a vaga na final em risco, o Vitória se recompôs contra o Barcelona de Ilhéus no segundo tempo e garantiu a goleada por 4 a 1, de virada, na tarde deste domingo, sob os olhares de 23 mil torcedores no Barradão. Osvaldo, Camutanga, Alerrandro e Mateus Gonçalves fizeram os gols que colocaram o Leão na decisão do Campeonato Baiano contra o Bahia.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Léo Condé ressaltou a volta por cima depois de um primeiro tempo apagado e enfatizou os erros da equipe, que foi para o intervalo em desvantagem no placar após gol de cabeça de Jadson Sergipano.

– Uma partida de dois tempos né?! A gente fez um primeiro tempo muito abaixo daquilo que a gente normalmente apresenta. Acho que teve de tudo um pouco, muito calor, um adversário que marcou muito bem. Quero parabenizar o Betinho, que fez um ótimo trabalho no Barcelona. Equipe muito bem treinada – ressaltou Condé.

Nossa equipe jogou bem abaixo do que normalmente joga. Erramos muito. Não fizemos as melhores escolhas quando tinha a bola, aceleramos nos momentos errados, marcamos mal na fase defensiva. Isso tudo foi corrigido no intervalo. Conversamos sobre tudo isso, demos uma sacudida no vestiário e voltamos para o segundo tempo dentro do padrão que normalmente nossa equipe joga. A gente marcou alto, encurtou o espaço no jogador da bola, e com a posse fomos mais assertivos. Fizemos um segundo tempo primoroso. Rodrigo [Andrade] teve mais liberdade para pisar na área e sofreu o pênalti. Depois um gol na jogada de bola parada, e a partir dali o PK teve mais liberdade para subir e ajudou nos outros gols. Quem entrou, também entrou muito bem, principalmente Zé Hugo e Mateus [Gonçalves]”.

— Léo Condé

A equipe, por sinal, voltou para a segunda etapa com o mesmo time que começou a partida, mas a postura era outra. Com mais pressão no ataque e presença ofensiva, o Vitória abriu caminho para a goleada aos 10 minutos com gol de pênalti de Osvaldo. Depois, Camutanga, Alerrandro e Mateus Gonçalves fecharam a conta no Barradão.

Ainda teve tempo para Condé testar algumas variações no fim da partida. Com o placar praticamente definido, o técnico promoveu as entradas de Zé Hugo, Caio Dantas, Mateus Gonçalves, Caio Vinícius e Luan.

– A gente está sempre pensando no melhor para o Vitória. Na função que o Luan joga, a gente tem o Mateus [Gonçalves], que tem jogado muito bem. Tem também o Daniel, que tem entrado bem. Quando vai lançar um jogador, a gente avalia o todo, a dinâmica do jogo. O Cáceres, por exemplo, a gente queria oferecer mais minutos, mas o Zeca está jogando muito bem. Faz uma função que poucos laterais fazem de construtor. Isso faz parte. Estamos sempre sendo pressionados a ganhar.

“Temos um grupo bom, competitivo. A gente espera ir fazendo as escolhas nos momentos certos para encorpar a equipe, mas sem perder nosso conjunto. Hoje mesmo, talvez a gente tenha feito o pior tempo da temporada, mas voltamos forte com a mesma equipe”, concluiu o treinador.

De volta à final

Desde 2018 o Vitória não sabe o que é disputar a final do Campeonato Baiano. Depois de ser eliminado de forma precoce nas últimas cinco temporadas, o Leão voltou à decisão estadual e já tem confronto marcado contra o Bahia, nos dias 31 de março e 7 de abril. A primeira partida será disputada no Barradão, enquanto o jogo da taça será na Arena Fonte Nova, já que o Tricolor fez melhor campanha.

Mas isso não parece ser um problema muito grande para Léo Condé, que enfatizou o protagonismo do Vitória regionalmente e falou em “pressão boa” ao estar em momentos decisivos.

– Essa é a pressão boa que a gente sempre quer participar, quer viver momentos decisivos. Ano passado tivemos uma conquista inédita para o clube, e agora vamos disputar outro título. São jogos pesados, equilibrados, mas vamos focar agora na Copa do Nordeste. Depois, claro que a gente quer muito o título, mas primeiro agora é ter o foco na Copa do Nordeste. De qualquer forma, parabenizar todos os envolvidos nessa nossa campanha que nos levou à decisão. É bom ver um time da grandeza do Vitória chegar em finais. O Vitória tem que mirar sempre coisas grandes.

E é justamente pela Copa do Nordeste o próximo compromisso do Rubro-Negro. Antes das finais do Baianão, a dupla Ba-Vi tem compromisso marcado às 21h30 desta quarta-feira (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em clássico que vale manutenção do Leão na zona de classificação do Grupo A. Os comandados de Condé estão na 3ª posição, com oito pontos, atrás de Sport e River-PI. Globoesporte