Os eleitores que pretendem escolher o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) para presidente no pleito de outubro mostram uma preocupação acima da média com questões ligadas à Amazônia e com o aumento da inflação no país. Eles se dizem mais influenciados por opiniões de jornalistas na hora de votar do que as pessoas que pretendem eleger seus principais concorrentes e afirmam considerar mais os pontos de vista de companheiros, filhos e personalidades em redes sociais.

Veja abaixo o que pensam os brasileiros que têm Ciro como primeira opção sobre quatro temas: economia, Amazônia, religião e influência no voto.
Entenda ainda seu perfil, em geral mais branco, mais escolarizado e com renda mais elevada, com destaque entre os que moram nas capitais e não têm religião.

Os assuntos foram questionados na última pesquisa Datafolha, feita com 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 cidades de todo o país nos dias 22 e 23 de junho. O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

A margem de erro total é de dois pontos percentuais. É importante ponderar, porém, que ela aumenta quando se considera apenas os que votarão em cada pré-candidato: é de três pontos entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro em Jair Bolsonaro (PL) e sete em Ciro, sempre na pesquisa estimulada. Os demais postulantes ao cargo não foram incluídos porque a amostra é muito pequena.