Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

A sequência da disputa da Copa do Nordeste está dependendo de algumas definições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A competição regional foi interrompida em meados do mês de março, devido a pandemia do coronavírus, faltando uma rodada para a conclusão da fase de grupos. Segundo o diretor da Liga Nordeste, Alexi Portela, um cancelamento do torneio não é cogitado, mas alguns entraves devem ser solucionados pela entidade máxima do futebol brasileiro para o seu retorno.

“Não existe essa hipótese de cancelar o torneio”, declarou em entrevista ao Bahia Notícias. “Estamos conversando com a CBF para ver a melhor maneira para retornar. Tem alguns estádios que estão liberados, então precisamos ver onde terão os jogos. São nove estados, então precisamos equalizar para ter paridade na disputa entre os times e ninguém ser prejudicado”, completou.

Outra questão importante para o retorno do Nordestão diz respeito ao calendário. Além da competição regional, os campeonatos estaduais também foram paralisados e as federações querem que sejam definidos dentro de campo ao invés de encerrados precocemente. Já as competições nacionais, enquanto a Copa do Brasil já havia começado no primeiro semestre, as divisões de futebol do país seriam iniciadas em maio, mas foram adiadas. A Liga do Nordeste espera a divulgação do novo calendário pela CBF.

“A CBF precisa definir isso porque tem os estaduais, regionais e nacionais. Estamos esperando a CBF decidir para isso. Outra questão é em relação ao retorno aos treinos. Alguns estados ainda seguem proibidos como Rio Grande do Norte, Bahia… São esses detalhes que precisamos equalizar também”, afirmou.

A prefeitura de Salvador ainda estuda a liberação dos treinos de futebol. A ideia é que os trabalhos nos centros de treinamentos sejam retomados na próxima semana (veja aqui). Já o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prorrogou a suspensão de jogos até o dia 21 junho. No Grupo A, o Bahia já garantiu a classificação antecipada à próxima fase da Copa do Nordeste antes da paralisação.

O Tricolor ocupa a segunda colocação com 14 pontos, mesma pontuação do líder Fortaleza. Já na chave B, o Vitória tem grandes chances de também avançar no torneio. O Rubro-Negro também está na segunda posição com 13 pontos, mesmo número do Confiança, que é o primeiro. A zona de classificação é completada por Náutico, em terceiro, e Ceará, em quarto, ambos com 11. Fora do G-4, o Santa Cruz é o quinto com 10 e o sexto Imperatriz tem sete. Bahia Notícias