EC Bahia

Quando saiu a escalação do Bahia para a partida contra o Ceará, no último sábado, foi possível identificar cinco mudanças em relação ao time que havia entrado em campo dias antes, pela Sul-Americana: Ernando, Rodriguinho, Fessin, Alesson e Gabriel Novaes. Com dois gols sofridos na segunda etapa, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0, na Arena Fonte Nova.

Com exceção de Anderson Martins e Élber, que nem foram relacionados, todos os outros atletas considerados titulares e que atuaram contra o Unión Santa Fe estavam no banco de reservas. São eles Ramon, Rossi e Gilberto. Não é que o Bahia esteja priorizando a Sul-Americana em detrimento do Brasileirão. Pelo menos é o que defende Mano Menezes. Como afirmou em entrevista após a partida, o treinador buscou escalar os jogadores menos desgastados para ter um nível de competitividade maior.

– A gente já mexeu na equipe para tentar dar um pouco mais de saúde, colocar jogadores que não jogaram a maior parte do tempo lá, por saber que eles iriam sentir – disse. Dividir-se entre duas competições tão importantes tem sido desgastante para o Bahia, por isso Mano Menezes encontrou no rodízio do elenco uma alternativa para driblar o cansaço dos atletas. Contra o Ceará, não funcionou. Mesmo Rossi e Gilberto, acionados apenas na etapa final, não conseguiram apresentar o rendimento que o técnico tricolor esperava.

O calendário, de fato, está pesado para o Bahia. A última janela de descanso e preparação da equipe foi entre os dias 19 e 29 de outubro. De lá para cá, não houve semana aberta para treinos: são 11 jogos em 37 dias, o que dá uma média de uma partida a cada três dias. Esse mesmo calendário não será generoso para o Bahia nos próximos jogos, afinal a equipe encara Palmeiras, Flamengo e Internacional pela Série A, intercalando com dois confrontos diante do Defensa y Justicia pela Sul-Americana.

– Isso nos deixa preocupados. Teremos situações semelhantes pela frente. Conquistamos a vaga nas quartas de final da Sul-Americana, teremos dois jogos duros contra o Defensa y Justicia. Teremos também grandes adversários pelo Campeonato Brasileiro. Teremos que encontrar soluções para minimizar esse desgaste, que, por um lado, vem de uma coisa positiva, mas traz efeitos negativos dentro do Campeonato Brasileiro – afirmou Mano Menezes após o jogo contra o Ceará. A partida contra a equipe argentina está marcada para esta quarta-feira, às 19h15, na Fonte Nova. No domingo, o Bahia encara o Palmeiras fora de casa, pelo Brasileirão. (Globoesporte)