Donos de estabelecimentos de Salvador ainda descumprem regras do decreto da prefeitura que suspende o funcionamento de alguns espaços, como medida de prevenção ao coronavírus. No sábado (2), 20 estabelecimentos foram interditados após fiscalizações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além disso, dois estabelecimentos comerciais tiveram o alvará cassado. Apenas no sábado, foram realizadas 527 vistorias, em 45 bairros de Salvador, que contam com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Do total de fiscalizações, 308 foram em bares e restaurantes, 45 em clínicas de estética, salão de beleza e barbearias, cinco em supermercados, 13 em quadras de esporte, três em casas de eventos e 10 em agências bancárias. Equipes da Sedur também fiscalizaram 143 lojas em comércio de rua, com área inferior a 200 metros quadrados. Duas delas foram notificadas para o uso de máscaras.

Os bairros onde ocorreram as fiscalizações foram: Daniel Lisboa, Cosme de Farias, Vila Laura, Campinas de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Chame Chame, Novo Marotinho, Cajazeiras, Cajazeira XI, Faz. Grande I, II e III, Marechal Rondon, Nova Brasília de Valéria, Sete de Abril, Boca da Mata de Valéria, Trobogy, Pau da Lima, Vila Canária, São Marcos, Jardim Nova Esperança, Vale dos Lagos, Canabrava, Jardim Cajazeiras, Periperi, Paripe, Plataforma, Rio Sena, Coutos, Cabrito, São Bartolomeu, Praia Grande, Boca do Rio, Imbuí, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Itapuã, Nova Brasília de Itapuã, Stella Mares, Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Ribeira, Caminho de Areia e Massaranduba.

Em menos de dois meses de fiscalizações, a prefeitura já realizou 1.037 interdições de estabelecimentos comerciais em Salvador. Desde o dia 18 de março, quando as fiscalizações foram iniciadas, até a última quarta-feira (29), além das mais de mil interdições, também foram realizadas 14.944 vistorias e a cassação de alvará de funcionamento de 84 estabelecimentos, de acordo com a prefeitura. G1