Foto : Anna Shvets/Pexels

As secretarias estaduais de saúde afirmam ter mais de 116 milhões de unidades de seringas e agulhas em estoque. De acordo com os governadores, essa quantidade é suficiente para iniciar o plano de imunização contra o coronavírus nos estados do país quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar alguma vacina.

Os gestores alertam, porém, que o estoque é suficiente apenas para dar início à vacinação. Para conseguir colocar em prática a campanha ao longo do ano, o Ministério da Saúde precisa comprar mais materiais para fornecer aos estados. Os representantes dos estados lembram que uma parte das seringas é utilizada para outras doenças.

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ontem (6) que a aquisição das seringas está suspensa até que “os preços voltem à normalidade”. Ele afirma que após o Ministério da Saúde ter solicitado um grande número do material e não ter conseguido comprá-los, o valor subiu. A pasta fez uma requisição administrativa de seringas e agulhas, com a justificativa de estamos em “iminente perigo público”, pedindo, com prioridade, seringas aos fabricantes.