A ex-esposa do vereador José Alberto Carvalho, presidente da Câmara de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, falou sobre as agressões sofridas durante o casamento, depois que uma das filhas do casal, Rafaella Carvalho, denunciou o pai após ser espancada. Ele já foi preso em flagrante sob suspeita de matar um homem que cobrava promessa de campanha.

Em entrevista ao G1 nesta última quarta-feira (15), Simone Araújo falou que se mudou para os Estados Unidos para romper o ciclo das agressões, que começaram com o abuso psicológico. Ela detalha a personalidade de José Carvalho e descreve o ex-marido como manipulador.

“Eu quero ser bem honesta mesmo, bem sincera. Eu fui casada com ele durante 18 anos. Quando a gente fala em agressões, eu acho que às vezes as pessoas imaginam que eu apanhava todos os dias. Não era assim. Ele me agredia sim, ele me agrediu várias vezes, agressões físicas”, conta Simone. “As piores agressões que eu sofria eram as agressões psicológicas, um ciclo vicioso. O que acontecia é que ele era um homem manipulador”

Simone conta que após as agressões tentava se separar do vereador, mas acabava voltando para casa por acreditar que o então companheiro ia mudar de comportamento. Ela diz que essas situações, que eram recorrentes, podem ter gerado trauma na filha Rafaella, que também foi agredida por José.

“Eu, por várias vezes, tentei me separar dele, sair da casa dele, cheguei a ir para a casa da minha mãe. E ele voltava, dizendo que me amava e eu voltava novamente para casa acreditando, porque eu também o amava. E isso foi gerando na minha filha uma certa revolta. Ele também me traía muito”, conta ela. Para tentar colocar um fim na situação por causa das repetidas agressões, físicas e psicológicas, Simone chegou a pedir uma medida protetiva contra o vereador.

“Eu tenho uma medida sim. Depois que eu me separei dele, eu tenho uma medida protetiva, ele não podia chegar perto de mim, mas ele sempre conseguia reverter toda a situação. Se fazer de bonzinho, se aproximar novamente, e eu perdoava. Eu sou bem honesta em dizer que eu perdoava”, avaliou ela. Já separada e sem conseguir se afastar do ex-marido, ela tomou a decisão de mudar de país para poder reconstruir a vida.

“A única forma de ficar livre dele, de me livrar dele era vindo embora, saindo do Brasil. Era a única forma que eu tinha de não ser mais manipulada, porque eu não conseguia sair. Mesmo separada, mesmo morando em outra casa, ele sempre dava um jeito de estar próximo a mim”. “Até hoje, eu passo pela minha psicóloga do Brasil. Eu faço terapia online, porque até hoje eu não consigo me recuperar de tudo o que eu vivi”

No dia 27 de junho deste ano, Simone chegou a fazer uma publicação nas redes sociais falando sobre o relacionamento abusivo que vivia. Mas a situação das agressões veio à tona mesmo depois que a filha do casal publicou um vídeo na internet, mostrando marcas pelo corpo, sofridas após ser espancada pelo vereador, no dia 12 de julho.

Rafaella foi espancada depois de uma discussão com o pai sobre a faculdade dela. No momento do crime, eles estavam em um sítio junto com familiares. Nos vídeos, ela relatou que durante a discussão, José Carvalho colocou ela em um quarto e deu socos no rosto dela.

“Ele me colocou no quarto, eu pedi calma para ele. Disse a ele que só estava chorando porque ele tinha me magoado. E ele então disse: ‘Eu te magoei? Eu vou te magoar é agora’. Ele então começou a me bater, me agredir. Ele começou a me agredir muito. Ele dizia que era um bom pai, que não deixou me faltar nada material. Ele me deu vários murros. Meu olho está roxo, eu estou toda roxa. Ele usou a sandália também, mas foi mais com a mão”, disse Rafaella. G1