Fernando Frazão/Agência Brasil

Às vésperas de completar seis meses de governo, o Twitter de Jair Bolsonaro (PSL) tem sido a principal plataforma de comunicação do presidente. Nela, o mandatário posta anúncios, opiniões e críticas. Destina espaço restrito a afagos e elogios.

Levantamento da Folha analisou 826 postagens da conta do presidente nos 176 primeiros dias de governo —60 delas contém elogios a pessoas e instituições.

Na quinta-feira (27), o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro, general Carlos Alberto Santo Cruz, disse a jornalistas que o presidente não deveria falar e tuitar menos, mas que deveria fazê-lo de maneira mais positiva.

Dentre as postagens elogiosas e positivas já feitas pelo presidente, as que foram para membros de sua equipe levam a maior vantagem entre outras categorias.

A ministros, secretários e suas instituições, Bolsonaro destinou 17 tuítes positivos. Logo em seguida estão 15 postagens elogiosas a policiais, militares e as instituições que representam essa categoria.

(…) Palavras positivas ao mundo político fora de seu entorno aparecem em número menor. Foram oito menções a políticos de outros países e somente quatro de brasileiros. Informações da Folha