O presidente Lula (PT) quer que o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), fique mais próximo do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa.

Isso porquê, segundo o site O Bastidor, o petista tem a intenção de viajar mais pelo mundo, no sentido de estreitar laços com mandatários de outros países. Isso forçaria Alckmin a ocupar a Presidência com mais frequência.

No entanto, atualmente, o pessebista ocupa, além da vice-presidência, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Para “desfazer esse nó”, Lula voltou a convidar o empresário Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e filho do ex-vice-presidente de Lula, José Alencar, nos dois primeiros mandatos do petista.

Há poucos dias, Josué enfrentou uma tentativa de golpe para afastá-lo do comando da entidade. Mas permanece no cargo após um acordo com seu adversário, o presidente anterior da instituição, Paulo Skaf.

Diante da disputa interna, Lula insistiu para que Josué aceitasse o convite para comandar o ministério. O presidente deixou claro, porém, que não é porque quer tirar Geraldo Alckmin da pasta. No entanto, conforme a publicação, Josué Gomes segue na Fiesp.