Mais dois suspeitos de envolvimento nos assassinatos de três técnicos de internet, no bairro de Marechal Rondon, em Salvador, foram presos na noite de segunda-feira (22) e na madrugada de terça (23). Segundo a Polícia Civil, a linha de investigação apontou que os criminosos acreditaram que as vítimas estariam instalando dispositivos de monitoramento para grupos rivais no local.

Ricardo Antônio da Silva Souza, de 44 anos, Jackson Santos Macedo, 41, e Patrick Vinícius dos Santos Horta, 28, foram encontrados mortos na terça-feira (16). Um suspeito morreu e outro foi preso durante uma operação realizada no domingo (21), na capital baiana. As investigações apontaram que 11 homens estão envolvidos no crime: sete executores/olheiros e quatro mandantes. Três deles autorizaram os assassinatos de dentro da cadeia e um está entre os procurados.

A Polícia Civil informou que a advogada de um adolescente suspeito de envolvimento no crime também compareceu, na manhã de segunda-feira, à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde se comprometeu a apresentar o cliente na unidade especializada nos próximos dias. Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia. No entanto, a TV Bahia apurou que eles se chamam Kauan Pires da Silva, conhecido como o “Cabeça de TV” e Alexandre Souza Barbosa, o “Esquilo”.

Segundo a polícia, as investigações apontaram que Kauan monitorou os trabalhadores antes de serem levados de Marechal Rondon para o bairro do Alto do Cabrito, local onde os corpos foram encontrados com marcas de tiros e as mãos e pés amarrados. Já Alexandre é apontado como um dos executores. Ele se apresentou no DHPP, na madrugada desta terça.

A Polícia Civil da Bahia teve acesso ao vídeo do momento em que um dos traficantes do Bonde do Maluco (BDM) envolvidos no crime se confundiu e achou que uma câmera estivesse sendo instalada em um dos postes do bairro Marechal Rondon, na capital baiana. Na gravação, é possível ouvir o homem alertando um comparsa.

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, telejornal da TV Bahia, na segunda-feira, o delegado-geral da Polícia Civil do estado, André Viana, descartou a possibilidade de que tivesse uma câmera instalada no local. As investigações apontaram que as vítimas tinham colocado apenas fios de fibra ótica no equipamento.

Nas imagens, o traficante denuncia a situação ao comparsa Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como “Badalo”, que morreu após trocar tiros com policiais no domingo, em Salvador. “Aí, ‘Badalo’, na ladeira, ó! Uma câmera alí, ó! Tá vendo ali no fio? Olha uma lá, de frente para mim, me monitorando”, disse o traficante ao confundir o equipamento.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), “Badalo” deixou o presídio da capital baiana em outubro deste ano. O celular de um dos técnicos de internet foi encontrado com ele. A pasta conta que o suspeito já havia sido preso por roubo a banco com uso de explosivos e tráfico de drogas. Ele estava no Complexo Penitenciário de Mata Escura, mas foi posto em liberdade por meio do livramento condicional. G1