Foto: Rennan Calixto/GOVBA

Pelo menos uma vez por semana os moradores de Morro de São Paulo, distrito da cidade de Cairu, ficam sem sinal de internet e telefone. O motivo é a ineficiência na cobertura da Vivo, principal operadora que opera na região. O relato é do empresário Eduardo Ferraz, segundo o qual a situação tem piorado com a pandemia. “Fica horas e horas sem sinal. Todo mundo que é da operadora fica incomunicável. Nesses últimos meses, no mínimo uma vez por semana o sinal desaparece. Às vezes fica 4 horas sem sinal, 10 horas sem sinal”, contou. A situação tem acarretado prejuízos, segundo Ferraz.

Como poucas pessoas trabalham com telefone fixo, o celular se tornou a principal ferramenta de prospecção de clientes. A interrupção do sinal impede a confirmação de hospedagens, em se tratando de um dos principais destinos turísticos do estado; empregadores e funcionários deixam de se comunicar. “O prejuízo é imensurável no geral, de todos, da comunidade”, acrescentou. De acordo com Ferraz, até mesmo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi acionada, mas até então nada foi feito.

Dados disponibilizados pelo órgão regulador indicam 12 reclamações contra a operadora na região de Cairu, entre março e julho. O pico das queixas foi em maio, quando forma registradas cinco reclamações. Em todo o estado, foram mais de 15,3 mil reclamações. O pico também foi em maio, quando 3.633 queixas foram registradas contra a operadora. Em nota, a Vivo informou que as dificuldades encontradas por alguns clientes podem ser motivadas por falha no sistema que atende a região. “Equipes estão atuando para restabelecer o serviço no menor prazo possível”, disse a assessoria de imprensa da empresa. Informações do Bahia.Ba