Até o momento, é tranquilo na travessia Salvador-Mar Grande o movimento de embarque de retorno daqueles que foram passar os festeijos do Ano Novo em localidades da Ilha de Itaparica. Operando desde às 5h deste domingo (1º), a travessia está com oito embarcações em tráfego com horários de saída de meia em meia hora nos dois terminais – Vera Cruz, na Ilha de Itaparicam e Náutico da Bahia, no Comércio.
 
A Astramab está recomendando aos usuários para que, se possível for, anteciparem um pouco o retorno, evitando assim  o período de maior pico de demanda de passageiros, a partir das 15h. Desde a última quinta-feira que a procura pela travessia Salvador-Mar Grande foi intensa, com o transporte de 13 mil pessoas por dia. E a previsão é de que grande parte desse fluxo esteja retornando hoje à capital.
 
Das 10h às 11h30, a travessia fará uma parada por conta do período de maré baixa prolongado, que está terminando hoje, mas que desde a última terça-feira vem prejudicando o sistema. Depois da parada, a travessia  poderá dispor  em tráfego de  todas as 13 embarcações da frotas, com horários de saída de 15 em 15 minutos. Hoje o último horário saindo de Mar Grande está previsto para as 18h30, podendo ser estendido caso ocorra demanda de usuário no terminal. Já de Salvador, a última embarcação sai às 20h.

 
Morro de São Paulo e Escunas – Com movimento moderado de embarque, os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e os dois primeiros horários do dia – 8h30 e 9h – serão feitos com boa ocupação. Depois os usuários serão atendidos com partidas  às 10h30, 13h e 14h30.  Já no retorno do Morro para a captal, todos os horários do dia –  9h, 11h30, 13h e 15h – vão ocorrer com lotação completa. Já escunas  de turismo estão tendo grande procura neste primeiro domingo do Ano Novo e vão sair  lotadas do Terminal Náutico.  Mesmo com a Procissão dos Navegantes, o roteiro das escunas não muda: elas zarpam às 9h e fazem duas paradas: Ilha dos Frades e em Itaparica e retornando às 17h30 a Salvador. (Astramab)