Ao lado de Manu Gavassi e Padre Fábio de Melo, a apresentadora Xuxa Meneghel também foi a convidada da estreia da nova temporada do programa Que História é Essa, Porchat?, do GNT. O episódio foi ao ar na terça-feira (23) e no final da atração, os convidados foram questionados sobre quem era o brasileiro ou brasileira que mais admiravam. Enquanto a ex-BBB respondeu Rita Lee, por quem se encantou após ler a biografia, a eterna Rainha dos Baixinhos surpreendeu ao dizer a baiana Santa Dulce dos Pobres, a Irmã Dulce. “Quando eu fui para Bahia, conheci uma freirinha incrível, que andava toda ‘curvadinha’ assim, sabe? Ela fez um trabalho muito lindo com as pessoas doentes e tive a possibilidade mesmo de conhecê-la”, disse.

Elas estiveram juntas em 1989 quando a artista visitou as obras da religiosa. “Sou apaixonada por ela, pela história dela e até a comparo com Madre Teresa de Calcutá, mas acho que ela é até um pouco mais, pois pegou as mazelas do Brasil e colocou no colo, sabe? Ela me mostrou os cantinhos onde trabalhava, fazia as coisas, pegava as pessoas. Fico pensando como alguém pode deixar a vida para viver aquilo ali”, refletiu. Xuxa confessou ainda que é difícil eleger algum brasileiro por conta do momento político que o país atravessa.

Em seguida, o Padre também colocou a baiana no seu pódio. “A irmã Dulce me comove primeiramente pela história dela, desafiar tudo que a cercava, mas sobretudo por ser grande sendo pequena. Admiro muito os que se tornam grande sendo pequenos. É a grandeza mais admirável, aquela que advém do espírito de humildade. Toda vez que lembro que nasci na terra de Irmã Dulce, me sinto muito orgulhoso e feliz”, finalizou o religioso. Com dois milagres reconhecidos pelo Vaticano, a freira baiana Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019 pelo papa Francisco, tornando-se a primeira santa nascida no Brasil. por Júnior Moreira Bordalo