stf

O dono da rede social X, Elon Musk, vai depor à Câmara dos Estados Unidos, onde fará um pronunciamento sobre a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, atacado principalmente por lideranças e apoiadores da extrema-direita no Brasil.

O depoimento foi marcado para acontecer até o dia 8 na Comissão de Relações Exteriores. O empresário vai falar sobre o caso que ficou conhecido como “Twitter files” – determinações de Moraes obrigando redes sociais a suspenderem perfis de políticos e militantes investigados em inquérito sob relatoria do juiz do STF.

O bilionário tem atacado o ministro do STF por conta de propostas em discussão com o objetivo de evitar a propagação de mentiras e discursos de ódio. A Polícia Federal está investigando os ataques do empresário ao juiz da Corte.

O ministro teve atuação de destaque no inquérito das fake news, que atinge principalmente aliados de Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores da extrema-direita. O ex-mandatário está inelegível por causa das notícias falsas espalhadas em 2022, quando fez acusações sem provas e afirmou que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes. Brasil247