Um novo fardo de borracha foi encontrado por banhistas na praia de Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de quarta-feira (18). De acordo com os banhistas, eles acharam que o objeto era uma pedra. No entanto, na manhã desta quinta-feira (19), perceberam que se tratava de mais um fardo de borracha.
Segundo a Defesa Civil de Camaçari, o material é um emborrachado sintético e pesa em torno de 80 kg. O conteúdo foi recolhido da Praia do Japonês e está armazenado. Segundo a Defesa Civil, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) será acionado para avaliar o destino final do material.
Ainda não há detalhes se o material encontrado é o mesmo do que foi localizado em outras praias da Bahia. Informações iniciais são de que o fardo achado em Camaçari tem características semelhantes as já encontrados no estado.
Sobre o material encontrado em Salvador e outras praias da Bahia, o oceanógrafo Carlos Teixeira, que é pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que os fardos estavam dentro do navio nazista alemão SS Rio Grande, que foi afundado pela frota americana em 1944 contra os nazistas, no fim da Segunda Guerra Mundial. O navio está há quase seis mil metros de profundidade.
Ainda de acordo com Teixeira, o indício de que o material seria de um navio alemão afundado foi uma inscrição em um fardo encontrado em uma praia do Ceará há dois anos. Nele, estava escrito: “Produzido na Indochina Francesa”. A região, na época, era dominada pelos japoneses, que eram aliados dos alemães. G1