O número de pedidos de ajuda ao governo brasileiro para sair de Israel, em meio ao conflito com o Hamas, chegou nesta terça-feira (10) a 2.377, segundo a Embaixada do Brasil em Israel.
Duas brasileiras seguem desaparecidas após os ataques do grupo Hamas contra Israel, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O gaúcho Ranani Glazer, de 24 anos, que também estava desaparecido, foi encontrado morto.
O primeiro avião enviado pelo governo para resgatar brasileiros pousou em Tel Aviv, capital de Israel, nesta terça.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave KC-30, com capacidade para cerca de 210 passageiros, pousou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local (9h41 no horário de Brasília).
A previsão da FAB é que o avião comece a viagem de retorno ainda nesta terça, por volta das 12h no horário de Brasília (18h no horário local) – e pouse em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
A prioridade, segundo o Ministério das Relações Exteriores, será dada a cidadãos que moram no Brasil e não tinham passagem comprada para voltar de Israel, já que o aeroporto internacional de Tel Aviv está operando normalmente para voos comerciais.
O Ministério das Relações Exteriores também aguarda autorização do Egito para repatriar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. G1