O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, ressaltou nesta terça-feira (4) que houve aumento da representatividade de mulheres e negros eleitos para o Congresso.  Segundo o ministro, a ampliação de mulheres e negros eleitos para a Câmara mostra que as medidas tomadas pela Justiça Eleitoral para incentivar essas candidaturas, como a destinação de verbas e fixação de cota, têm produzido efeitos.

“Uma observação importante é que dos 513 deputados e deputadas, 91 membros são mulheres, aumento da participação das mulheres, aquém do que esperamos, mas houve aumento. Houve aumento das candidaturas pretas, o que mostra que mesmo não sendo a passos largos, que as medidas tomadas pelo TSE sobre mulheres e negros vem dando certo”, afirmou.

Na primeira sessão da Corte após o primeiro turno, o ministro disse que o pleito reforçou mais uma vez a segurança das urnas eletrônicas, mostrando como o processo eleitoral do país é seguro e auditável.

Moraes afirmou ainda que a Justiça Eleitoral vai adotar as medidas necessárias para garantir que as filas que foram registradas não voltem a ocorrer no segundo turno.

Moraes voltou a afirmar que os eleitores em todo o país “demonstraram maturidade democrática, compareceram às seções, com paz, harmonia e segurança, isso é muito importante”.