Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Datafolha realizou uma pesquisa que aponta: 66% dos brasileiros acham que o governo de Jair Bolsonaro deveria aceitar ajuda financeira de outros países para combater o crime ambiental na Amazônia. O levantamento ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, uma semana depois do começo da crise internacional envolvendo as queimadas descontroladas na região.

A partir daí o governo Bolsonaro passou a atacar países europeus, especialmente a França, em função da oferta de auxílio para combater os incêndios na Amazônia. O presidente brasileiro condicionou o auxílio financeiro do G7 a um pedido de desculpas do presidente francês, Emmanuel Macron, por supostas ofensas.

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos, em 175 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A íntegra do levantamento será divulgada neste último domingo (1), na Folha de S.Paulo.

A princípio, o presidente brasileiro rejeitou a ajuda financeira da França e de outros países. Bolsonaro chamou de esmola os US$ 20 milhões (R$ 83 milhões) oferecidos pelos países do G7 e anunciados por Macron. Ele insinuou que não aceitaria verba europeia, enquanto discutia cooperação com EUA e Israel, cujos governos o presidente considera aliados ideológicos.