Um homem suspeito de chefiar uma organização criminosa do tráfico de drogas com atuação em Camaçari e região metropolitana foi preso pela Polícia Civil da Bahia em Itajubá (MG), na terça-feira (25).

A polícia informou que Ronivaldo da Silva Araújo, conhecido como “Ron Cachorrão”, estava escondido no bairro Cruzeiro, na cidade mineira. Mesmo com a distância, ele ordenava assassinatos na Bahia. De acordo com a PC, mais de uma dezena de homicídios em Camaçari ocorreram a mando do suspeito.

Ainda conforme a Polícia Civil, “Ron” era considerado um dos criminosos mais perigosos do estado. O suspeito é classificado como Valete de Paus no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

💡 ENTENDA: o Baralho do Crime é um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.

Ronivaldo foi capturado durante a Operação Narke 2, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A apuração do caso e a captura dele tiveram o auxílio da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Minas Gerais.

Durante o cumprimento do mandado, foi localizada também uma pequena quantidade de drogas, além de um caderno de anotações. Ronivaldo será recambiado para a Bahia, informou a polícia.

Na mesma operação, um homem de 40 anos foi capturado em Vitória da Conquista, no sudoeste. Investigado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido no bairro Cidade Maravilhosa, naquele município. Segundo a polícia, o suspeito já havia sido alvo da Operação Paz, deflagrada no último trimestre de 2023, mas não foi localizado. G1