Brasília - O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes é comemorado na Câmara dos Deputados com desfile de modelos com deficiência. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pessoas com deficiência possuem menos acesso a serviços como saneamento básico e internet em casa. A desvantagem em relação à renda, reflete, em parte, na redução do acesso das pessoas com necessidades especiais a determinados bens e serviços importantes para o bem-estar.

Na Bahia, em 2019, a proporção de pessoas com ao menos uma deficiência que moravam de domicílios atendidos pelos três serviços de saneamento básico — esgotamento sanitário, abastecimento de água por rede geral e coleta de lixo direta ou indireta — era menor do que a já baixa proporção entre as pessoas sem deficiência: 46,6% frente a 50,6%.

No Brasil, embora as porcentagens fossem mais altas do que na Bahia, a diferença entre as pessoas com deficiência — 58,2% eram atendidas — e aquelas sem deficiência (62,4%) era praticamente a mesma.

Já o acesso à Internet, também era menor entre as pessoas com deficiência. Na Bahia, em 2019, 64,3% delas moravam em domicílios com acesso à Internet frente a 80,6% das pessoas sem deficiência.

Enquanto na proporção nacional, a diferença registrada também foi significativa: 68,8% das pessoas com deficiência moravam em domicílios com acesso à Internet, frente a 86,1% das pessoas sem deficiência.