O município de Cairu, no baixo-sul da Bahia, prorrogou as medidas de combate à propagação do coronavírus, na cidade. O decreto, publicado no Diário Oficial de terça-feira (14), mantém suspensão das aulas, restrição do comércio e proibição de acesso a equipamentos públicos. O documento estabelece que ficam suspensos até 1º de maio de maio de 2020:

  • Eventos e atividades com a presença de público superior a 20 pessoas
  • Atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e particulares,
  • Funcionamento de academias e locais destinadas a pratica desportivas que sejam em estrutura física fechada
  • Eventos, shows, seminários, workshops, oficinas, cursos e competições esportivas promovidas pela prefeitura de Cairu ou que utilizem a estrutura da prefeitura
  • Atividades voltadas para terceira idade realizadas pelos núcleos do CRAS
  • Atendimentos odontológicos na rede municipal de saúde, que não sejam comprovadamente urgência e emergência.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, barracas de praia, food truck e estabelecimentos congêneres, de todo o território municipal terão seu funcionamento permitido apenas por delivery (entrega em domicílio).

O comércio também segue suspenso, com exceção de estabelecimentos que comercializam mantimentos, medicamentos e serviços essenciais, como supermercados, mercadinhos, açougues, abatedouros, mercearias, hortifruti, padarias, farmácias, distribuidoras de gás, casas de ração, funerárias, postos de combustível, correspondentes bancários e agências bancárias.

Além disso, o decreto determina que ficam mantidas até o dia 2 de maio de 2020, as seguintes medidas:

  • Interdição de todas as praças municipais, quadras poliesportivas, campos, e demais equipamentos públicos que permitam a aglomeração de pessoas, para uso pela população.
  • Proibição da renovação da hospedagem de turistas que ainda se encontram em Hostels, Hotéis, Pousadas, Casas de Aluguel e demais atividades correlatas, nos limites do município de Cairu.
  • Proibição de novos Check-ins para prestação de serviços de hospedagem (em todas as modalidades) ou aluguel de casas de veraneio, nos limites do município de Cairu.

Até a manhã desta quarta-feira (15), Cairu ainda não teve nenhum registro de casos confirmado de coronavírus. Na Bahia, o número de casos da doença passa de 770, com 26 mortes.

A Secretaria de Saúde de Cairu informou que três pacientes com síndrome gripal estão em monitoramento, seguindo critérios orientados pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Além destes, nove moradores que tiveram contato com locais afetados também estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

A secretaria criou ainda o canal Zap Covid Cairu. Através do aplicativo Whatsapp, pelo número (75) 999785857, a população pode entrar em contato com profissionais de saúde e tirar dúvidas sobre a doença. Os profissionais estão de plantão, disponíveis entre 8h e 17h, de segunda à sexta-feira, para oferecer esclarecimentos através de mensagens. G1