Fotos: Luana Bernardes/ TV Santa Cruz

Um vídeo gravado por pescadores mostra o resgate dos quatro homens que desapareceram após saírem para pescar em Ilhéus, no sul da Bahia. As vítimas foram achadas em Itacaré, na manhã desta quarta-feira (10). Um vídeo mostra o momento do resgate. O grupo saiu na quinta-feira (4), e deveria ter retornado no domingo (7). Os homens foram identificados como Janildo Cerqueira Soares, Carlos Miranda, Gildásio e Edson.

A esposa de Janildo, Marisa Santos, informou que ficou sabendo do resgate do marido pela manhã. As imagens mostram a embarcação de madeira, que tem nove metros de comprimento, sendo puxada por uma corda, que estava presa em um barco pesqueiro de grande porte. No vídeo, um dos homens que fizeram o resgate explica que achou os homens perdidos em alto mar.

“A gente está fazendo um resgate de um barquinho que estava perdido no mar. Saiu lá de Ilhéus e estava à deriva aqui [Itacaré]. Deram a sorte que a gente saiu para o mar para caçar camarão e fomos socorrer eles, o único barco que saiu hoje”, contou o pescador. A embarcação dos pescadores foi rebocada pelo barco maior até o farol do Rio de Contas, um ponto do rio onde há o encontro com o mar.

Todos os homens foram resgatados sem ferimentos e em boas condições de saúde. “Graças a Deus o amigo salvou a gente e nós estamos em terra, salvos e sãos. Com saúde, graças a Deus”, disse Janildo Cerqueira Soares. Em seguida, a Marinha continuou o resgate, pois já estava na região fazendo as buscas dos desaparecidos. O barco em que eles estavam está com documentação em dia.

De acordo com Janildo Cerqueira Soares, um dos pescadores que estava perdido, a tempestade que estava prevista para o sábado (6) chegou na madrugada do domingo (7) e eles não conseguiram voltar, porque o motor da embarcação quebrou. “Muita tempestade. Saímos na quinta-feira para voltar no domingo, mas teve um problema no motor, não quis funcionar mais. Infelizmente o temporal caiu à meia-noite e passamos o resto do dia nesse temporal”, disse Janildo.

O grupo levou comida e mantimentos para passar quatro dias longe de casa, mas precisou regrar os alimentos, após o problema mecânico na embarcação. Os pescadores só tinham água para esta quarta-feira (10). “Hoje a gente já estava com pouca água, só tinha água para hoje. A água que a gente tinha estava em um book [garrafa grande] que virou, derramou e a gente só ficou com um tanto, que estava em outro book de 50 litros e só dava para hoje”.

A Marinha ainda informou que investiga as causas do desaparecimento, mas que informações iniciais apontam que o motor do barco não estava funcionando, já que ele foi rebocado por uma embarcação maior. O alerta de mar grosso, com ventos fortes e ondas altas foi divulgado desde a última sexta-feira (5) pela Marinha. Na ocasião, o órgão informou que o mau tempo seria entre sábado (6) até segunda-feira (8). Sendo assim, nessas ocasiões, a indicação é que as pessoas evitem ir para o mar. G1