Foto: Corpo de Bombeiros

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano costuma enfrentar estiagem. A combinação entre falta de chuva, ventos fortes e altas temperaturas provoca ocorrência de incêndios florestais na região. Em 2024, os problemas chegaram mais cedo. Somente neste mês de junho, os bombeiros registraram 40 ocorrências no município de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em toda a Bahia, 305 focos de incêndios foram registrados em junho, número 10% maior do que a média histórica do mês.

Segundo o comandante da 2° Companhia de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, aspirante Denison Amaro, isso aconteceu, principalmente, por causa do calor, pois as altas temperaturas causam ressecamento da vegetação, e consequente queda de material orgânico no solo.

Nesta quarta-feira (26), as temperaturas chegam a 33ºC em Barreiras, e 30°C, em Luís Eduardo Magalhães, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Somado a isso, nós temos também a diminuição da umidade relativa do ar. Então, essa união de fatores é propícia para diversos incêndios”, afirmou Amaro.

O Inmet emitiu alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para as seguintes cidades do oeste baiano: Correntina, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Cristópolis e Cocos.

Na terça-feira (25), o fogo destruiu uma vegetação nativa perto do Loteamento Luar do Oeste, em Luís Eduardo Magalhães. Com o vento forte, as chamas se alastraram rapidamente e atingiram uma fazenda de feno.

Bombeiros estiveram no local e, além disso, máquinas e caminhões da prefeitura foram acionados para combater o incêndio. O fogo foi controlado e ninguém ficou ferido.

A empregada doméstica Janete Andrade disse que se mudou há cerca de um mês para Luís Eduardo Magalhães e está assustada com a grande ocorrência de incêndios florestais na cidade.

“É muito fogo. Eu estou com muito medo. A gente tem bichinhos em casa e vieio de Pernambuco para cá há um mês. Eu não sabia que tinha esse fogo todo aqui”, comentou.

Em Barreiras, outra cidade importante da região, na segunda-feira (24), queimadas foram registradas em uma área de vegetação, entre os bairros de Alphavile e Jardim Vitória.

De acordo com informações do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), as chamas sugiram através da queima de pneus, e o fogo se alastrarou para a mata. Apesar da grande quantidade de fumaça, o incêndio foi controlado em poucas horas. G1