EC Vitória

O técnico Ramon Menezes completou, nesta última segunda-feira, 20 dias desde que foi anunciado como novo treinador do Vitória. Nesse período, o treinador foi da euforia na estreia com classificação na Copa do Brasil, ao momento já preocupante na Série B, competição que ocupa a zona de rebaixamento. Em nenhum deles abriu mão das mudanças na equipe titular. Ramon Menezes fez, até aqui, seis jogos pelo Vitória, com dois triunfos, dois empates e duas derrotas, o que significa 44% de aproveitamento.

A equipe marcou sete gols e sofreu cinco. Nesses seis jogos, Ramon não repetiu a escalação titular em nenhum deles. Em todos os confrontos fora de casa, por exemplo, optou por uma equipe com três zagueiros por função. Curioso que em nenhuma dessas partidas terminou com os três defensores. Mas as mudanças do técnico não se resumem a trocas de peças.

O Vitória de Ramon Menezes também é uma equipe que varia a sua formatação tática. Entre os sistemas adotados estão o 3-5-2, 5-4-1, 4-3-3, 4-2–2 e 4-2-3-1. Ao todo, 20 jogadores foram utilizados em campo pelo treinador ao longo destas partidas. Desse grupo, os únicos que foram titulares em todos os jogos com Ramon são Lucas, Marcelo Alves, Wallace, Gabriel Bispo e Pablo Siles.

Em entrevista ao Segue o BAba na semana passada, Ramon explicou que as mudanças acontecem em função do calendário apertado e dificuldade de ter todos os atletas na melhor forma para as partidas. Dos seis jogos que fez com o Vitória, três foram fora de casa, com viagens para Belém, Rio Grande do Sul e Paraná.

– O futebol hoje é jogo terça, sexta, terça, sábado, e você praticamente não tem um time titular, não tem 11 jogadores. Você ganha jogos em uma competição com a força do grupo. Todo mundo tem que estar preparado. Todas as equipes que conseguiram alcançar êxito nas competições foram equipes que tiveram isso – disse o treinador.

– Não é dificuldade para encontrar equipe. É dificuldade do calendário, e a recuperação dos atletas. Vai viajar para Belém…É muito cansativo e exigir comportamento de intensidade o tempo todo é complicado. Sempre vamos buscar um time ideal. É lógico que vamos buscar isso independente da plataforma, 5-4-1, 4-3-3, 4-2-3-1 completou.

Com o Vitória na 17ª colocação da Série B, são esperadas mais mudanças na próxima partida da equipe. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro encara o Botafogo, no Rio de Janeiro, às 21h30 (horário de Brasília). Globoesporte