Agência Brasil

Após sugestão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o governador Rui Costa (PT) se ofereceu para construir um acordo com os deputados da bancada baiana para que o Congresso avance na votação da reforma da Previdência.

Para isso, o petista impôs apenas uma condição: a retirada de pontos, como a diminuição do Benefício de Prestação Continuada (BPC), as mudanças na aposentadoria dos trabalhadores rurais e a implantação do sistema de capitalização.

“Com este texto que está aí, eu fico contra, porque é prejuízo para a Bahia e com isso eu não posso concordar”, ressaltou Rui, que participa do 5º Fórum de Governadores, em Brasília, na manhã desta terça-feira (11).

O petista pontua que fez as contas do impacto anual nas finanças da Bahia e constatou que a reforma se faz necessária e urgente. Todavia, ele ressalta que a mudança deve ser justa e com os devidos ajustes para que os estados possam sair do “vermelho”.

A reunião do Fórum de Governadores acontece até o meio dia. Além de representantes de todos os estados e do presidente da Câmara, o relator da reforma na Comissão Especial, deputado Samuel Moreira (PSDB) também participa do evento. Bahia Notícias