Foto: Max Haack/Secom

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil), que é pré-candidato ao governo, têm travado uma disputa online sobre quem fez mais obras na capital baiana. Com quase 2 milhões de eleitores, Salvador é o maior colégio eleitoral do estado.

Cabo eleitoral de Jerônimo Rodrigues (PT), Rui tem publicado diariamente vídeos com visitas a obras feitas pela sua gestão em Salvador, e dito que, se o aliado for eleito governador, dará continuidade. No dia 14 de junho, o governador postou um vídeo na Policlínica de Escada, na Maternidade Maria da Conceição e no Hospital do Subúrbio. No dia seguinte, publicou visitando, de carro, a obra que vai ligar os bairros de Lobato a Pirajá, em Salvador. “Sabe para que todas as obras? Para dar mais dignidade ao povo do Subúrbio. Para dar orgulho, conforto, segurança e tratar o povo como o povo de Salvador merece. Isso aqui é obra para cuidar de gente, cuidar das pessoas”, diz Rui.

O governador também publicou nos dias seguintes visitas a obras do metrô, da Avenida 29 de Março, do Hospital da Mulher etc. “Estamos aqui na Avenida 29 de Março. Uma das grandes obras feitas nesta cidade pelo governo do estado da Bahia. É a ligação da Paralela com a BR 324 e depois para chegar no Subúrbio. Quem vai completar essa obra? Não tenho dúvida. É meu amigo, amigo de Lula, Jerônimo Rodrigues, que vai continuar esse ritmo da correria dobrada, tendo como parceiro o Lula”, afirma Rui Costa.

Como resposta aos vídeos do governador, que tem sido publicado diariamente no Instagram, ACM Neto postou também um vídeo em que aparece dirigindo por Salvador e diz: “Uma das coisas que me dá muito orgulho é poder andar pelas ruas de Salvador, e ver como a nossa cidade se transformou. Eu nunca vou me esquecer como era Salvador em 2013, como as pessoas estavam desanimadas, sem esperança na cidade. Com muito trabalho e muita luta, fomos mudando Salvador”. “O que nós fizemos durante 8 anos me inspira a acreditar que é possível também fazer pela Bahia”, afirma, ao mostrar obras da sua administração.

Crítica

Ao comentar os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam a Bahia como um dos estados líderes nacionalmente de homicídios em 2021, ACM Neto criticou a segurança pública do estado. O pré-candidato afirmou que “esta é mais uma demonstração clara da situação grave que a Bahia vive hoje, o governo do estado perdeu a guerra para a violência e a fratura está exposta mais uma vez para todo o Brasil”. “A pergunta que faço a vocês é: será que em dez anos as coisas melhoraram ou pioraram? Estão aí os números comprovando a sensação dos baianos: só fizeram piorar”, disse o pré-candidato, em discurso no ato político.

Tribunada Bahia