Divulgação/Polícia Militar

O balanço da violência armada no mês de maio em Salvador e Região Metropolitana (RMS), feito pelo Instituto Fogo Cruzado, apontou um novo recorde negativo de violência. Nos 31 dias do mês, sete adolescentes foram mortos a tiros na capital e em cidades que estão ao seu redor. Este é o maior registro de mortes de vítimas nessa faixa etária em um mês desde julho de 2022, quando o instituto começou a monitorar tiroteios, mortos e feridos por arma de fogo na região.

Das sete vítimas, seis foram baleadas na cidade Salvador e uma no município de Dias D’ávila. Os adolescentes foram mortos em situações distintas. Enquanto a vítima de Dias D’ávila foi executada na porta de casa, houve um caso dentro da residência de uma das vítimas, outro em que o adolescente ainda estava com a farda do colégio, e um em que o menor foi alvejado com mais de dez tiros.

Antes de maio, só o mês de novembro de 2023 registrou um número alto de adolescentes mortos a tiros, com seis casos em Salvador, Camaçari, Madre de Deus e Mata de São João. Considerando ocorrências gerais, em 2024 o Fogo Cruzado apontou 157 tiroteios com 110 mortos e 35 feridos em toda a região. Só Salvador teve 129 tiroteios, 91 mortos e 28 feridos.

Entre os bairros da capital, Mirantes de Periperi liderou em registros com sete tiroteios. O bairro de São Caetano, por sua vez, chamou a atenção por conta da alta letalidade nos registros. Ao todo, o bairro teve cinco tiroteios e cinco mortos. Cosme de Farias teve um registro parecido: quatro tiroteios e quatro mortes. Para efeito de comparação, o Fogo Cruzado só registrou uma morte nos sete tiroteios de Mirantes.

Veja o mapa da violência armada na RMS e nos bairros de Salvador:

Cidades

Salvador: 129 tiroteios, 91 mortos e 28 feridos

Camaçari: 14 tiroteios, 10 mortos e 3 feridos

Lauro de Freitas: 5 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos

Simões Filho: 5 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido

Dias D’ávila: 2 tiroteios, 1 morto e 1 ferido

Mata de São João: 1 tiroteio e 1 morto

São Francisco do Conde: 1 tiroteio sem vítimas

Bairros de Salvador

Mirantes de Periperi (Salvador): 7 tiroteios e 1 morto

São Cristóvão (Salvador): 6 tiroteios e 4 mortos

São Caetano (Salvador): 5 tiroteios e 5 mortos

Castelo Branco (Salvador) : 4 tiroteios e 3 mortos

Cosme de Farias (Salvador): 4 tiroteios e 4 mortos

Federação (Salvador): 4 tiroteios e 1 morto

Pirajá (Salvador): 4 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido Correio da Bahia