A Prefeitura de Salvador anunciou na manhã deste sábado (28), que uma unidade hospitalar instalada no bairro do Caminho das Árvores, na capital baiana, terá 47 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para pacientes com o novo coronavírus. A unidade funcionará dentro do Memorial Itaigara, que fica nas Alamedas das Espatódeas. A previsão é de que os atendimentos comecem no dia 8 de abril.

Ainda durante a inauguração o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que tem negociado a disponibilização de novos leitos de UTI em unidades de saúde que já funcionam na capital baiana. “No Hospital Municipal, nós vamos consegui, no primeiro momento, fornecer 10 novos leitos de UTI. Em um segundo momento, mais 10. Portanto, mais 20 leitos. No Hospital Santa Izabel, está oportunizando mais 14 novos leitos de UTI. O Hospital Português, mais seis novos leitos de UTI”, disse.

Além disso, ele pontuou que as Unidade de Pronto Atendimento também vão disponibilizar leitos de UTI. “Nas nossas UPAs, pelos ajustes que estamos fazendo, no primeiro momento, nós vamos oferecer 35 novos leitos de UTI. O objetivo final é chegarmos a 250 novos leitos de UTI, com os equipamentos de respiração de monitoramento dos pacientes que vão precisar do atendimento da rede publica de saúde”, completou.

Até a sexta-feira (27), quando a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o último boletim, a Bahia tinha 123 casos confirmados do novo coronavírus. A pasta ainda informou que 1.240 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação. G1