O Rotary Club em Santo Antônio de Jesus realizou na tarde desta segunda-feira (13), a doação de equipamentos novos para a UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia que custaram cerca de R$ 500 mil, entregues oficialmente na unidade hospitalar que atende a mais de 20 municípios da região que estão pactuados com a Santa Casa. A entrega foi feita para o provedor Aurelino Reis e para superintendente Ludmila Reis, respectivamente, pelos representantes do Rotary. O evento contou com a presença dos companheiros e associados do Rotary Club SAJ, autoridades e convidados. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo, na oportunidade, conversou com a governadora Anaci Paim 2018/2019, Luiz Antônio Marcedo Cruz, governador distrital 2020/2021 e Ludmila Reis, superintendente da Santa Casa, que falaram sobre os novos equipamentos para UTI Neotal doados para a Santa Casa do município.

“Foi uma proposição da comunidade que levantou com base nas informações identificadas na área de saúde onde tem um índice de mortalidade infantil muito grande pela ausência de um suporte que poderia ser dado e evitar que essa mortalidade continuasse tanto em Santo Antônio de Jesus como região. Vários atendimentos eram realizados em Feira de Santana ou Salvador e as vezes chegavam em um momento que a criança chegava a óbito. O Rotary identificou essa necessidade, montou o projeto com assessoria da governadoria, com todos aqueles que integravam a área específica da Saúde infantil e buscou montar um projeto com subsídio global. É um projeto de fomento da Fundação Rotary com parceiro internacional e parceiros locais e esforço muito grande realizado pelo Rotary Club de Santo Antônio de Jesus que realizou inúmeros eventos para angariar recursos com essa finalidade e suporte de vários governadores e hoje é uma realidade”, disse a governadora Anaci Paim 2018/2019.

Veja a entrevista completa Anaci Paim, Antônio Marcedo Cruz e Ludmila Reis, superintendente da Santa Casa

“O Rotary sente-se feliz em poder concretizar esse sonho que era da comunidade de Santo Antônio de Jesus e de toda a região circunvizinha. A mortalidade infantil como a governadora Anaci falou era muito grande e agora pelo menos vamos poder dar uma atenção bem melhor a todas essas crianças. É o trabalho do Rotary que é ajudar e servir. Nós estamos aqui para servir a comunidade e ficamos extremamente felizes em poder contribuir com todos eles. Eu, particularmente, fico mais feliz ainda porque esse projeto foi o terceiro ano de governadoria onde começou com a minha colega Anaci Paim, passou pelo governador Paulo Pereira e eu tive a felicidade de conseguir os dois parceiros internacionais para fechar esse projeto. Então, isso para gente não tem preço, é maravilhoso e estamos aqui agora entregando a comunidade e a Santa Casa, que com certeza faz um belo trabalho pela saúde dessas crianças”, disse Luiz Antônio Marcedo Cruz, governador distrital 2020/2021.

“É um grande dia, um marco para Santa Casa de Santo Antônio de Jesus. A gente ainda não pode ter estrutura física de uma UTI Neonatal, mas temos hoje equipamentos de UTI Neonatal na estrutura física que nós temos na Santa Casa que vai salvar muitas vidas, vamos deixar de regular muitos pacientes para Salvador e Feira. Teremos aqui um grande suporte a vida desses bebês. Temos aqui berços aquecidos, aparelho de fototerapia e respirador para pacientes que nascem com insuficiência respiratória para ajudar no funcionamento do pulmão. São equipamentos de suporte a vida que durante muito tempo, por não ter esses equipamentos na casa, precisa transferir esses bebês. Todo santantoniense e toda essa região macro leste sofre que é a dificuldade de regular esses bebês para Feira de Santana e Salvador. Agora eu tenho certeza que esse número de regulação vai diminuir bastante. A atitude do Rotary faz com que a gente possa florescer dentro de todas as pessoas e região o papel da Santa Casa de Santo Antônio de Jesus, assim como é o papel do Hospital Irmão Dulce, Aristide Maltez e de tanto outros hospitais filantrópicos e Santas Casas que tem esse papel na sociedade de salvar vidas, de se doar para o próximo, de trazer serviços para população mais carente”, disse Ludmila Reis, superintendente da Santa Casa.