Os estandes de testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em sete municípios realizaram quase 20 mil exames durante os festejos juninos até terça-feira (25). O balanço ainda é parcial. Os estandes foram montados em Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.

Os profissionais da Sesab realizaram exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Ao todo, foram 19.308 exames, com 209 positivos para Sífilis, 21 para HIV, 13 para Hepatite C e 4 para Hepatite B. Segundo a publicação da Sesab, a maior parte dos testes foi realizada em Salvador, quase 7 mil. Dentre as cidades do interior, Cachoeira já contabilizou 2.725 exames.

A capital, como esperado, conta com o maior número de resultados positivos, sendo 100 para Sífilis, 15 para HIV e seis para Hepatite C. Os quatro casos de Hepatite B foram detectados em Salvador, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Mais populosa entre as cidades do interior, Santo Antônio de Jesus registrou 36 casos de Sífilis e três de Hepatite C. Já Irecê e Amargosa registraram dois testes positivos de HIV, cada.