O anúncio do secretariado do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) nesta segunda-feira (19), mudou a configuração da Câmara dos Deputados. Dos 11 nomes divulgados, dois cumpririam mandatos como deputados federais a partir de 2023.

O governador eleito ainda irá anunciar mais 14 secretários até quinta-feira (22). Com isso, podem haver novas mudanças na Câmara dos Deputados e até na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), caso algum deputado estadual eleito assuma uma secretaria. Afonso Florence foi anunciado como secretário da Casa Civil. Ele foi reeleito como deputado federal pelo PT em 2022, com 118.021 votos.

Formado em história pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele já assumiu o posto de secretario durante o governo de Jaques Wagner, entre 2007 e 2010. Além disso, foi ministro do Desenvolvimento Agrário entre 2011 e 2012, no governo Dilma Roussef.

Após o anúncio, a assessoria do novo secretário informou que ele será substituído pelo deputado federal suplente Josias Gomes (PT). Sérgio Brito foi anunciado como secretário de Infraestrutura (Seinfra). Em 2022, ele foi reeleito deputado federal com 116.960 votos, pelo PSD.

Ele é administrador e bacharel em Direito, com experiência à frente da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão de Salvador entre 2009 e 2010, no mandato de João Henrique Carneiro. No estado, ele liderou a pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur), quando assumiu a pasta a convite do governador Rui Costa, em 2019. Após o anúncio, a assessoria de Sérgio Brito informou que ele será substituído pelo deputado federal suplente Charles Fernandes (PSD – BA)G1