BNews

O secretário da Educação da Bahia, Danilo de Melo, rebateu as críticas da base do candidato ao governo do União Brasil, ACM Neto, sobre o adversário na disputa eleitoral Jerônimo Rodrigues (PT) ter sido um dos piores titulares da pasta. Para ele, o carlista e seus apoiadores ‘falham’ ao analisar a educação sem ser de forma ‘sistêmica’. O atual titular da pasta da educação ainda afirmou que as críticas para a educação precisam ser avaliadas para as gestões municipais, em especial na capital baiana.

“É ao contrário [as críticas]. O que a gente observa é que uma das fragilidades da educação na Bahia é a precária alfabetização que se faz até os oito anos de idade. Por isso que no governo Rui Costa, junto com o então secretário Jerônimo, enviamos um projeto de lei para a Assembleia Legislativa contemplando principalmente o aspecto da alfabetização da primeira infância. Quando nós recebemos muitos dos nossos alunos no ensino médio, eles chegam com distorção idade-série, aquela diferença grande entre a série que estão e a idade. E muitos com processo de alfabetização ainda não complementado”, explicou Danilo de Melo.

O secretário afirma que o governo tem tentado solucionar a questão com a criação de um sistema de regime de colaboração para que cada município possa fortalecer as políticas de educação e o desempenho dos estudantes. “Essa é uma visão sistêmica. Não se trata de o estudante ranquear, dizer quem é melhor ou quem é bom, tratasse de pensar a educação da Bahia como um todo. E o secretário Jerônimo fez isso muito bem”, acrescentou Danilo de Melo. BNews