Foto: Mauro Anchieta / TV Bahia

Um shopping e uma loja de varejo, que funcionava dentro do local, em Salvador, foram interditados e tiveram os alvarás de funcionamento cassados, na manhã desta terça-feira (24), após descumprirem decreto da prefeitura que suspende o funcionamento desses estabelecimentos, como medida ao novo coronavírus.

O caso ocorreu no bairro do Itaigara. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), agentes de fiscalização faziam rondas pela cidade, quando identificaram que shopping Boulevard 161 e unidade das Lojas Americanas estavam funcionando.

A reportagem entrou em contato com o shopping, que informou que não iria se manifestar sobre o caso. A Lojas Americanas ficou de enviar nota, mas até a última atualização desta reportagem, ainda não havia se pronunciado.

Desde o dia 21 de março deste ano que todos os shoppings centers de Salvador, incluindo centros comerciais como o Mercado Modelo, estão fechados por meio de um decreto que endossa as medidas de combate a pandemia da Covid-19. A previsão é que o decreto valha por 15 dias, contados a partir do dia 21.

Por isso, como medida a descumprimento, tanto a loja quanto o centro perderam a autorização municipal de funcionamento. A TV Bahia entrou em contato com os estabelecimento, mas, até a última atualização desta matéria não obteve retorno. Até o início da tarde desta terça-feira, a Bahia já havia ultrapassado 70 casos confirmados de coronavírus.

Fiscalização

Desde quando os decretos da prefeitura começaram a valer, cerca de 16 instituições de ensino e duas autoescolas foram interditadas. Até a última divulgação do balanço da prefeitura, na tarde de segunda-feira (23), 959 estabelecimentos já tinham sido vistoriados . O número incluiu ainda 332 academias, 401 Instituições de ensinos (faculdades, cursos, escolas e creches), 171 templos religiosos, nove casas de eventos, três cinemas, um parque infantil, além de 42 shoppings e centros comerciais. G1