O município de Castro Alves realiza a IV edição da Flipo – Feira Literária do Poeta que começou nesta terça-feira (12) e vai até o próximo domingo (16). Este evento não apenas celebra a literatura, mas também homenageia a rica herança cultural da Bahia, com o tema deste ano sendo “Em Cantos e Encantos da Bahia”, em honra ao renomado historiador Cid Teixeira, que completaria seu centenário. A Flipo é um evento gratuito e aberto ao público de todas as idades, promovendo o acesso à cultura e à arte.
Com uma programação repleta de atividades literárias e musicais, a feira promete encantar os visitantes. Na sexta-feira (15), o palco montado na Praça da Liberdade será o palco de renomados artistas como Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Rael da Rima, Toni Garrido e Dudu Nobre. Já no sábado (16) será a vez de Elba Ramalho, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Edson Gomes e Negra Li brilharem sob os holofotes, proporcionando momentos inesquecíveis aos presentes.
Além da programação musical, a Flipo também contará com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, incluindo o jornalista Jean Wyllys, o jornalista e escrito Ricardo Ishmael, o ator Evaldo Macarrão e as escritoras Lilica Rocha e Bárbara Carine. Mesas redondas, palestras, oficinas e lançamentos de livros completam a agenda do evento, que estará disponível em breve no site oficial da feira. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o prefeito Thiancle Araújo, secretária de Cultura Nilza Araújo e secretária de Igualdade Racial do Estado Ângela Guimaraes que falaram sobre a importância da Flipo.
Veja a entrevista com o prefeito Thiancle Araújo
“A Feira Literária do Poeta é um momento de homenagear o grande poeta Castro Alves e reverenciar a arte, a cultura, a literatura e também fazer um evento que consiga fomentar toda essa parte cultural e também trazer renda, trazer de para nossa cidade que é muito importante. Então, a feira foi muito bem pensada, com muito cuidado pela secretária de Educação, secretária de Cultura para que a gente faça uma Flipo 2024 muito boa. Vamos ter mesas de debate, de discussão, lançamentos de apresentações teatrais, culturais, artísticas, música, dança, enfim, uma verdadeira expressão de cultura, de arte à altura do grande poeta Castro Alves, defensor das minorias, defensor da liberdade, um apaixonado, um boêmio, que morreu cedo, mas que deixou um legado que ainda hoje é importante da gente combater, a igualdade racial. Que a gente também defenda a igualdade de gênero, o respeito às mulheres e minorias, é isso que a gente propaga hoje com a Feira Literária do Poeta em Castro Alves”, diz o prefeito Thiancle Araújo.
Veja a entrevista com a secretária Nilza Araújo
“Isso aqui é de grande importância. Se se a gente não sabe de onde vem, a gente não sabe para onde vai, e cultura é isso, a gente tem que manter ela viva. Isso é de grande importância, não só para a gente, mas para os jovens de hoje e os jovens de amanhã. Eles saber quanto é bom ter o conhecimento da cultura local e da cultura regional. E cultura é assim, cultura mantém a gente viva e lembrando do que aconteceu ontem, o que é que está acontecendo hoje e o que eles vão fazer para acontecer amanhã para manter essa cultura viva. É preciso que os nossos jovens de hoje valorizem os que passaram e fazer para acontecer para os que venham. Aqui nós temos várias atividades como conto de história, lançamento de livro, shows, valorizamos os nossos artistas da cidade e da cultura”, diz a secretária de Cultura Nilza Araújo.
Veja a entrevista com a secretária de Estado Ângela Guimaraes
“Estamos aqui integrando essa grande feira literária que celebra a contribuição tão rica para nossa cultura, como a contribuição que mantém vivo esse legado, os que celebra a leitura, a elevação do espírito, conhecimento vasto da nossa cultura. A nossa secretaria se soma trazendo também os nossos serviços com a unidade móvel do centro de referência Nelson Mandela que é um equipamento público com uma equipe multidisciplinar que acolhe denúncias de racismo e de intolerância religiosa. A gente está aqui com a nossa advogada, com assistente social, com psicólogos, fazendo esse atendimento à comunidade. Também estamos fazendo oficinas de turbantes e penteados afro que é uma afirmação também da cultura negra, da identidade negra e disponibilizando o nosso Cred Afro, que é um crédito específico para o pequeno e microempreendedor negro e negra que precisa impulsionar e essa é uma linha de trabalho que a gente tem trabalhado muito fortemente, o fomento, o impulsionamento aos negócios geridos por pessoas negras que são maioria na Bahia e são maioria aqui também no município de Castro Alves”, disse a secretária de Igualdade Racial do Estado Ângela Guimaraes.
Veja algumas fotos desta terça-feira