O sotaque baiano ficou em segundo lugar em uma pesquisa que identificou os mais charmosos e cativantes do Brasil. O primeiro lugar nas mesmas categorias foi do sotaque mineiro, de acordo com um levantamento feito pela plataforma online Preply, especializada em aulas particulares. Ao todo, foram entrevistados 700 brasileiros moradores de todas as regiões do país, entre os dias 19 e 25 de maio.
Os participantes escolheram tanto os sotaques considerados charmosos e cativantes quanto os inconfundíveis. Os entrevistados também responderam qual sotaque gostariam de ter. De acordo com a empresa, os participantes responderam a cinco perguntas objetivas em que deveriam associar adjetivos relacionados à maneira de falar de cada estado. A partir disso, uma escala de pontuação chegou aos resultados.
O sotaque baiano ficou em segundo lugar entre os mais charmosos, com nota de 8,6. O mais charmoso, o mineiro, ficou com a nota 10. Entre os cativantes, o baiano conseguiu a vice-liderança com nota 8,5. Mineiros, os primeiros, tiveram nota 10, enquanto os cearenses, que completaram o pódio, ficaram com nota 5.
O sotaque baiano também foi o segundo na categoria “inconfundível”, perdendo para o fluminense. Em seguida, vieram o mineiro, o gaúcho e o paulista. Já na categoria “sotaques que teriam se pudessem escolher”, o mais votado foi o fluminense, seguido do mineiro e do gaúcho. O sotaque baiano ficou em quarto lugar.
(Correio da Bahia)